Setembro a Vida Inteira


Depois da sua estreia no International Wine Film Festival, nos Estados Unidos, recebeu o Grande Prémio do Júri no Most International Wine & Cava Film Festival, em Espanha. Ontem, 17 de Outubro, chegou a vez de apresentar em Coimbra, no Teatro da Cerca de S. Bernardo, o filme documentário “Setembro A Vida Inteira”, de Ana Sofia Fonseca.

Uma viagem pelas vinhas, cruzando geografias e classes sociais, dando a conhecer o universo das famílias que produzem vinho, mas sem esquecer outros protagonistas, aqueles que trabalham a terra e que experimentam a sua dureza e dificuldade. A paixão de quem produz e a resignação de quem trabalha nos campos. Dois mundos distantes, duas margens de um mesmo rio. Com uma linguagem cinematográfica e intimista, “Setembro A Vida Inteira” tem várias camadas de leitura. “Não é um filme sobre vinho, é um filme com vidas dentro, com intimidade” como sublinha a sua realizadora.

No final da sessão, a qual não contou com a presença de Ana Sofia Fonseca, por motivos de saúde, houve prova de vinhos, apresentada pela mão segura e conhecedora de Assunção Ataíde, de “A Camponeza”. Os eleitos, desta vez, foram vinhos tintos provenientes de diferentes regiões de Portugal.

Regressar